segunda-feira, 30 de abril de 2012

19# Os donos do Brasil


Quem detém o maior poder neste País? 

O poder executivo, legislativo, judiciário, a imprensa ou o povo? Quem? 

Vamos raciocinar juntos.

Estamos em um País capitalista e, portanto, nada funciona sem suporte financeiro. Isto não é uma crítica, é uma simples constatação.
Arrisco a dizer que ao longo da história recente o poder político esteve sempre nas mãos do poder econômico. E quando isso não aconteceu, foi apenas por um período de transição e transformação até que as coisas se acomodassem novamente.
É de conhecimento público que as campanhas políticas são caríssimas e que ser eleito depende de gordas verbas de campanha. 


Quem doa para as campanhas?

Doa a quem doer, não é segredo que quem doa para as campanhas políticas o faz por motivações maiores que acreditar que determinado político representa ideais interessantes para a Nação.
Quem doa quer, na melhor das hipóteses, compromissos pragmáticos desses políticos, se eleitos.
Arrisco-me então a dizer que quem financia campanhas manda no Brasil. Simplista? Sim, um pouco.
Quem doa, tem que doar para o material político humano disponível. E em algumas vezes material humano tem uma certa imprevisibilidade, em outras não atende às expectativas.
Mas é só para exercício de raciocínio.

Dando Nome aos Bois

Note que os textos deste Blog são dinâmicos. Eles são atualizados conforme novas informações relevantes chegarem. Não há neste post a intenção de crítica. Mas de ilustrar que o poder não emana apenas dos políticos e do judiciário. E, talvez, esteja mais forte em outras mãos. Aceito contribuições no caminho da Verdade. Não está em ordem de importância.

Doadores da campanha de Dilma:

Delta também
financiou a
campanha de Dilma

É longo o braço da Delta nas campanha eleitorais. Segundo registra a Justiça Eleitoral, a empresa de Fernando Cavendish doou oficialmente R$ 1,150 milhão à campanha de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, em 2010. E se transformou na empresa que mais recebeu recursos para tocar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estima-se que esses valores podem ter chegado a R$ 4 bilhões.http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php

·        Grupo JBS-Friboi  foi o maior doador da campanha da petista Dilma Rousseff: R$ 10 milhões doados em seis repasses entre agosto e setembro.
·        Camargo Corrêa - O segundo maior doador da campanha de Dilma foi a Camargo Corrêa.
·        Construtora Queiroz Galvão, foi a terceira maior doadora da campanha de Dilma.
·        Andrade Gutierrez
·        UTC Engenharia.
·        Itaú-Unibanco
·        BTG
·        Santander
·        Setor de Construção e Engenharia - O setor que teve mais doações milionárias foi o da construção e engenharia: R$ 37,35 milhões. Catorze empresas doaram valores entre R$ 1 milhão e R$ 8,5 milhões.
·        Setor da agroindústria - foi o segundo setor que mais teve doações milionárias: cinco empresas foram responsáveis por R$ 18,2 milhões da campanha de Dilma.
·        Setor de Metalurgia, siderurgia, mineração e produção de cimento - Oito empresas da área de metalurgia, siderurgia, mineração e produção de cimento doaram quantias que somaram R$ 12,2 milhões.

Os principais doadores da campanha de José Serra à presidência foram:

     Itaú Unibanco (que entre os Bancos, também foi o maior doador da campanha de Dilma)
   Alvorada Cartões, Crédito, Financiamento e Investimento
   Ambev
   Votoner – Votorantim Comércio de Energia
   Hypermarcas
  Leyroz de Caxias Indústria Comércio e Logística
  Grendene
  Fibra Celulose


Provocações

* Delta à venda para evitar fechamento. Curioso, Delta e JBS financiaram Dilma.  http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/05/04/donos-poem-construtora-delta-a-venda-para-evitar-fechamento/

* Dilma pagou 4,1 bilhões à Delta, mas só agora vira empresa chapa-branca, via Friboi, com grana do BNDES.  http://www.gabeira.com.br/wordpress/2012/05/a-delta-como-galinha-morta/

Vamos lá. JBS e Delta investiram na candidatura de Dilma. Delta levou mais de 4 bilhões de Dilma. JBS e BNDES compram Delta. Tudo bem?

Onde o Grupo JBS já investiu este ano (e onde está de olho): http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/aquisicoes-fusoes/noticias/onde-o-grupo-jbs-ja-investiu-este-ano-e-onde-esta-de-olho-agora?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

* “Brasil, mostra a sua cara, quero ver quem paga para a gente viver assim. Brasil, qual o seu negócio, o nome do teu sócio? Confia em mim”.  Cazuza.

* “Se não muda, é porque a mudança não interessa a quem tem o Poder de mudar”. Márcio de Campos.

* Saltam aos olhos as empresas que contribuem com a campanha de ambos os candidatos. Como se explica? 

* Collor recebeu um justo pé na bunda. Porém, o esquema PC não recebia dinheiro de ninguém. Onde estão e quem são os corruptores, aqueles que puseram a grana na maracutaia geral? Onde estão hoje? Onde?

Leia também:  Manual do CorrupUto - Como conseguir verbas http://sitdowncomedy1.blogspot.com.br/2012/03/manual-do-politico-como-conseguir.html

Os donos do Mundo

Saindo, ou não, do âmbito eleitoral, ainda considerando poder econômico,  Petrobras, Banco do Brasil, Bradesco, Vale, JBS, Itaúsa e Ultrapar são as representantes brasileiras na lista das 500 maiores companhias do mundo, divulgado pela revista Fortune. http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/album-de-fotos/as-10-maiores-empresas-do-mundo-segundo-a-fortune

Brasil
"Uma de cada cinco marcas do BrandZ de 2012 veio de países emergentes, mas o valor total dessas marcas caíu pela primeira vez, levemente, para US$ 330,8 bilhões, por causa do desaquecimento na China e no Brasil", afirmou o estudo. Apesar disso, o levantamento cita que 70% dos brasileiros acreditam que a situação financeira do País está indo "bem" ou "razoavelmente bem" ante uma média global de 39%.No ranking por setor, a Petrobras ocupa a quinta posição no segmento de petróleo e gás, que a ExxonMobil lidera com US$ 18,1 bilhões. O setor em que mais aparecem companhias brasileiras é o de cervejas. A Skol aparece em quinto lugar, valendo US$ 4,7 bilhões, e a Brahma vem na oitava posição, com US$ 2,3 bilhões. As duas marcas são da Ambev. A Natura representa o Brasil no segmento de cuidados pessoais, ocupando a 11ª posição e com valor de marca de US$ 3,3 bilhões.

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201205221358_RTR_SPE84L02M

v7

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