terça-feira, 3 de abril de 2012

14# O golpe das sacolinhas de supermercado.

Escrevi este post em 3 de abril. Hoje, 20 de junho, a grata surpresa:

MP derruba acordo sobre proibição de sacolinhas em SP http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mp-derruba-acordo-sobre-proibicao-de-sacolinhas-em-sp,888899,0.htm

Supermercados de SP vão reformular proposta sobre fim das sacolinhas http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/06/supermercados-de-sp-vao-reformular-proposta-sobre-fim-das-sacolinhas.html

Pode haver redução no preço de sacos de lixo ou reembolso a clientes.
Promotoria entendeu que acordo com mercados prejudicava consumidor.

 

Resumindo, em uma iniciativa contra a poluição, os Mercados não distribuem sacolinhas plásticas aos consumidores desde hoje (3 de abril). E tudo isso, sob um  Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o Procon de SP, o Ministério Público e a Apas (Associação Paulista de Supermercados). De que lado estão o Procon e o Ministério Público?!
Que não se quer a poluição, estamos todos de acordo.
Ponto pacífico.
Mas é preciso parar de por tudo na conta do cidadão-pagador-de impostos-consumidor-eleitor.
Os Mercados tinham um custo considerável para adquirir e distribuir as sacolinhas ao consumidor. Agora, vendem sacolas retornáveis. 
O Ministério Público e o Procom transformaram um custo dos Mercados em Lucro. Dois lucros.
E o consumidor terá que pagar pela sacola retornável (um) e ainda terá que comprar sacos de lixo (dois), pois grande parcela de consumidores usavam justamente as sacolinhas do Mercado para por seu lixo caseiro. 
Há mais um agravante. As sacolinhas facilitavam a separação do lixo para reciclagem. Não tê-las inibe a reciclagem.




Está muito fácil resolver problemas no Brasil. É só por na conta do pacato cidadão. E estão fazendo isso sem cerimônia. Pondo sem dó.
É o mesmo princípio do acordo em andamento do Governo Federal e das empresas que fabricam ou importam lâmpadas fluorescentes sobre a forma de descartar esse produto sem poluir o meio ambiente. No fim, coloca-se o custo nos produtos e o pacato cidadão paga a conta.


Não seria o destino correto do lixo um dever do Estado?
O País bate recorde em arrecadação de impostos e  o que temos em troca é a saúde no estado em que está e as escolas públicas, todos sabemos com que qualidade. Onde está o  dinheiro dos impostos?! Tirem as mãos de nossos bolsos!

E se os mercados dessem sacolinhas biodegradáveis?


Mais informações: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/supermercado-que-continuar-a-distribuir-sacolinhas-plasticas-devera-ir-a-casa-do-consumidor-pegar-de-volta-segundo-promotor-20120403.html

V6

Um comentário:

  1. infelizmente até doação Dilma anda fazendo 10 bilhões de reais ,e o tonto do cidadão fica quieto vendo essas maracutaias

    ResponderExcluir